03 novembro 2011

Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)


    

Hoje comemoramos o dia do direito de voto da mulher e por isso tenho uma breve pergunta, para os leitores. Você pode chegar a imaginar que o ato de votar que hoje é tão simples, precisou de muita disposição de mulheres que queriam expressar seus sinceros poderes sobre essa lei que ate o século XIX era apenas exercida pelos homens?
Aqui esta uma breve síntese dessa grandiosa revolução que se fez historia, não somente de uma nação local e sim de toda uma humanidade.


voto mulher Curiosidades Sobre A Longa Marcha Pelos Direitos das Mulheres  Confira"A Austrália concedeu o voto em 1902, com algumas restrições. Na Europa o primeiro país em que as mulheres obtiveram o direito ao voto foi a Finlândia em 1906. Na Inglaterra não foi tão fácil assim: as mulheres iniciavam a sua epopéia pela concessão do voto, mas essa luta seria mais dura e culminaria com prisões e até morte. Ainda em 1866, foi apresentada por John Stuart Mill, famoso jurista, economista e filósofo, eleito no ano anterior para o Parlamento inglês, uma emenda que dava o direito à mulher inglesa, assinada também por miss Sarah Emily Davis e pela dra. Garret Anderson, mas foi derrotado por 194 votos contra e 73 a favor. Apesar da derrota, poucos anos depois, as eleições municipais tiveram a participação das mulheres."

Temos que agradecer a elas, por nos darem esse direito, e como muitos podem perceber é comum ver mulheres que dirigem uma nação em 2011 podemos citar algumas delas aqui no Brasil(Dilma Rousselff,primeira presidente feminina no país),na Libéria (Ellen Sirleaf que, em 2005, se tornou a primeira mulher eleita presidente de um país africano), a Finlândia (Tarja Halonen, eleita em 2006), na Argentina (Cristina Kirchner, desde 2007), na Índia (Pratibha Patil, também desde 2007), na Irlanda (Mary McAleese, eleita em 1997 e reeleita em 2004), a Lituânia (Dalia Grybauskaite, em funções desde 2009), a Costa Rica (Laura Chinchila, eleita em 2010) e a Suiça, onde a presidência da Confederação é renovada todos os anos e, neste 1 de Janeiro de 2011, a socialista Micheline Calmy-Rey sucede a Doris Leuthard. 
Para  mais informações sobre o tema basta acessar: http://www.al.sp.gov.br/web/eleicao/mulher_voto.htm 



Suellen Mainardes de Paula



Nenhum comentário:

Postar um comentário