03 janeiro 2010

Curiosidades sobre ruivos

O lugar do mundo com o maior número de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados.

* O professor Jonathan Rees conduziu um estudo sobre ruivos na Universidade de edinburgo. Ele identificou o gene para o cabelo ruivo, o MC1R, encontrado no 16ºcromossomo.

* Os cabelos avermelhados são uma mutação genética.

* Ruivos constituem apenas 4% da população mundial. A maioria mora no Reino Unido na República da Irlanda ou na Austrália.

* Em meados do século XVII, no final do reino da rainha Elizabeth I, a crença nas fadas chegou ao sudeste da Inglaterra. Desde aqueles tempos, elas são freqüentemente imaginadas e representadas como lindas mulheres de cabelos ruivos.

* Um estudo feito em 2002 observou que ruivos são sedados com dificuldade, necessitando de 20% mais anestesia em relação às outras pessoas.

* Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos.

* Os primeiros ruivos da humanidade surgiram há aproximadamente 50 mil anos atrás na África, tendo chegado depois à Europa.

* Os palhaços ruivos têm sua origem na Rússia.

* No século XVI, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções.

* Na Catedral de São Paulo, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras.

* O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo.

* A crença de que os ruivos são bruxos é parte da cultura germânica.

* Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir os cabelos avermelhados.

De onde vem os bebes ruivos?


Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra. Ele estava preocupado porque a filha nascera com cabelos ruivos. E ele achava que a menina não podia ser sua filha!
"Que disparate!" disse o médico. "Mesmo que você e a sua mulher tiverem cabelo preto, podem ter cabelos ruivos nos genes da vossa família."
"Não é possível!" insistiu o pai. "Ambas as nossas famílias têm tido cabelos pretos há muitas gerações."
O médico olhou bem fixo nos olhos do homem e lhe disse: "Então eu tenho de lhe perguntar uma coisa... Com que frequência você e a sua mulher praticam sexo?"
O homem, envergonhado, respondeu: "Este ano tenho andado cansado de trabalhar muito. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses."
O médico abra um largo e confiante sorriso e encerra a conversa: "Então aí está! É ferrugem!!!!"